domingo, 18 de março de 2007

Breve histórico

Vai muito longe no tempo a história de emancipação política do Sul do Maranhão. A Balaiada foi um movimento de insurreição popular nascido da insatisfação do interior maranhense com o abandono das populações sertanejas, sempre preteridas em favor do litoral onde acontecia pífio desenvolvimento e marcante maranhensidade.

E não era sem razão que a capital concentrasse o pouco de desenvolvimento propiciado nestes rincões do meio-norte brasileiro e não dividisse com o longínqüo Sul do Estado tão pouco recursos. Como era de se esperar, a cultura discriminatória permaneceu até os dias presentes.

Não há portanto que estranhar o sentimento saparatista que também perdura e se fortalece. O primeiro a levantar a voz em favor da separação do Sul do Estado foi Militão Bandeira Barros, um juiz de paz da comarca de Grajaú com modos caudilhesco que aderiu à Balaiada e somente escapou das mãos pesados do duque de Caxias talvez pela influência que exercia como rico fazendeiro. Militão Bandeira Barros lançou um manifesto propondo a criação de uma certa "República de Pastos Bons".

O sonho utópico daquele juiz de paz é exatamente o projeto de criação do novo estado do Maranhão do Sul. Voltaremos ao assunto mais adiante.

Outra figura histórica é a do Brigadeiro Lysias Rodrigues, ligado ao Estado do Tocantins, na época envolvendo o lado maranhense do rio Tocantins. Carolina e Imperatriz têm muito apreço por essa personalidade, de quem comentaremos o projeto de desenvolvimento que desenhou para esta região do Brasil.

Durante a Assembléia Nacional Constituinte - 1977/78 - excluído o lado maranhense, o Estado do Tocantins tomou corpo ao lado do projeto do Maranhão do Sul, confirmando o sonho antigo da população desta banda do Maranhão. Foi criado o Estado do Tocantins. O Maranhão do Sul, não. Mas não morreu. Cresceu forte no meio do povo.

Recentemente novo projeto de criação do novo estado corre na Câmara dos Deputados, já aprovado em todas comissões para votação final em plenário.

Neste mês de março, o SenadorEdison Lobão apresentou outro projeto de decreto legislativo autorizando o TSE a fazer plebiscito quanto ao desejo de criar o Maranhão do Sul, desmembrando-o do Maranhão.

Outro alento veio em favor do ideal antigo e permanente dos sul-maranhenses.

Por hoje basta. Amanhã continuaremos informando sobre o Maranhão do Sul.

Mantenha-se em sintonia e participe.

2 comentários:

Mauro Noleto disse...

O histórico está muito bom para uma primeira apresentação. Sei que há tantos outros registros a serem feitos e, por isso, acho que este blog será muito importante no quesito documentação. Aliás, sugiro que se faça uma marcação exclusiva para os aspectos históricos. Ficaria assim classificado esse assunto. O marcador poderia ser: A história da emancipação.

É isso aí, bom trabalho!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa e com certeza este blog será uma ótima referência para os interessados em conhecer a fundo o sonho dos Sul Maranhenses! Abraços calorosos!